.

                         Delmiro Gouveia


DADOS GEOGRAFICOS

Acessos: AL 145, AL 225, BR 423 e BR 110
Distância da capital: 277 km
Localização: Região do Sertão
Limites: Água Branca, Pariconha e Olho D'Água do Casado,
além dos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Clima: Quente e Seco
Temperatura: Máxima 39°C e mínima 17°C
Altitude: 256 metros acima do nível do mar
Área: 610 km2
População: 46.399 habitantes
Eleitorado: 30.798
Economia: Agricultura, Pecuária, Indústria Têxtil e Comércio.





Os primeiros habitantes do território onde hoje está Delmiro Gouveia foram os irmãos da família Vieira Sandes. As terras foram arrematadas pelo Capitão Faustino que instalou uma fazenda de gados, em meados do século XVIII, e deu início ao núcleo do povoamento.
           
Denominado originalmente como Pedra por causa das grandes rochas que existiam junto à estação ferroviária, o município recebeu a atual nomenclatura como uma justa homenagem ao cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia que, em 1903, chegou à região vindo de Recife, e se estabeleceu comercializando couros e peles. Naquela época a cidade não passava de um aglomerado de seis casas.
           
Ele ergueu a hidrelétrica (Usina de Angiquinhos) gerando energia e levando luz e água para a população. Em 1914, instalou uma fábrica de linha que alcançou o mercado nacional e internacional. Muitos empregos foram gerados, a partir de então a localidade se transformou na primeira vila operária do Sertão.
           
No dia 16 de junho de 1952, ao abrigo da lei 1623, foi criado o município de Delmiro Gouveia, que se desmembrou de Água Branca, sendo instalado dois anos depois. Hoje, a principal atração do município é sua própria história que pode ser pesquisada no Museu Delmiro Gouveia. Nas imediações da Cachoeira de Paulo Afonso está situada a Furna do Morcego. Com 20 X 40 metros de altura e mais 100 de extensão, ela serviu de esconderijo para Lampião e seu bando.            
           
A cultura do município está expressa nas músicas cantadas pelo seu povo e no artesanato. A culinária peculiar é outro ponte forte com pratos típicos confeccionados com carne de animais, além de iguarias à base de farinhas e grãos. Exemplos são a umbuzada, bode assado ou guisado, macazada e a galinha de capoeira.

Angiquinho

Uma das principais atrações turísticas de Delmiro Gouveia é a região de Angiquinho. O lugar faz parte da área rural do município. É lá onde está instalada a primeira usina hidroelétrica do Nordeste. As usinas começaram a funcionar em 1913 e quem quiser conhecer o lugar de perto, a usina está aberta à visitação. Angiquinho ainda possui a Cachoeira de Paulo Afonso, uma visita imperdível. Lá o turista encontra uma linda paisagem formada por: natureza, rochas e vegetação típica do sertão e do rio São Francisco.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Todos os Direitos Reservados a Osvaldo PatoRôco © 2012 - E-mail: blogdopatoroco@gmail.com