.

Educação Pública -  Discussões Comentadas

Discussão.1
Como os professores podem enfrentar a violência na escola?

Introdução
          No início de janeiro deste ano, o Portal da Educação publicou uma resenha do livro "Escola, instituição da tortura", de Maria da Glória da Costa Reis (Editora Scortecci, 2004). O livro é apresentado como um relato de denúncias de agressões físicas e psicológicas praticadas pelos professores contra os alunos, que foram observadas pela professora Maria da Glória ao longo de seus 28 anos de profissão em escolas públicas.
          Não há como negar que a violência, em todos os graus e modalidades, está presente em nosso cotidiano, mas pelo que a resenha indica, o livro trata de um tipo específico de violência, a que é praticada na escola, chamada pela autora de "tortura". E, ainda, por meio de uma citação, ela se refere ao sistema escolar como "um campo propício à manifestação de tendências patológicas".
Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/comentadas/0040.html

Discussão.2
Por que a matemática é o bicho-papão da escola?

          Pior que o boitatá e a mula-sem-cabeça somente a matemática. Essa comparação de horror pode ser ouvida diariamente, ainda que em palavras diversas, em escolas particulares e públicas, do ensino fundamental e do ensino médio. Para os alunos, horror é tanto que, muitas vezes, perdura por toda a vida. Assim, não é incomum encontrar pessoas adultas que ainda carregam uma aversão à matemática, às vezes até traumatizadas por reprovações seguidas por causa de um desempenho insuficiente na disciplina.
          Para ouvir o que alunos e mestres que são leitores do Portal da Educação Pública têm a dizer sobre o assunto, o fórum Discutindo lançou a seguinte questão: "Por que a matemática é o bicho-papão da escola?", sugerida por Joyce Moraes Pereira.
Continuar lendo...
Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/comentadas/0037.html

Discussão.3
Professores que faltam: problema ético ou de organização da escola?

      
          No início de agosto, o Portal da Educação Pública publicou o artigo "Falta do Professor ou Falta da Escola?", sobre o problema do excesso de faltas cometidas por professores da rede pública de ensino e as consequências que esse comportamento acarreta para a rotina da escola, mas, principalmente, para os alunos.
          Buscando compreender as causas do problema, o artigo aponta para duas direções: de um lado, responsabiliza o professor, pelo que classifica de "abuso" ao direito de faltar e, de outro, a (falta de) organização da escola, que diante da ausência do professor, não oferece alternativa - educativa ou cultural - para os alunos que, na maioria das vezes, são simplesmente dispensados ou passam o tempo de forma ociosa. 
Continuar lendo...
Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/comentadas/0047.html

Discussão.4
Ensino da história e da cultura afro-brasileiras

          Por mais de dois meses, o Discutindo - fórum de debates do Portal da Educação Pública - abriu espaço para a manifestação de ideias e opiniões a respeito do ensino da história e da cultura afro-brasileiras nas escolas, previsto na Lei 10.639, cujas diretrizes foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em junho de 2004.
          Este artigo se propõe a analisar e a comentar, sem fazer julgamentos, o conjunto de opiniões enviadas pelos participantes ao fórum. Mas, antes, queremos agradecer a participação de cada uma das pessoas que escreveram para o Portal, lembrando que é digna de nota a qualidade dos argumentos apresentados.
Continuar lendo...
Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/comentadas/0036.html

Discussão.5
Para que serve a avaliaçao?


Introdução
          Em setembro do ano passado publicamos uma entrevista com Alba Cruz, subsecretária adjunta de planejamento pedagógico da Secretaria Estadual de Educação – SEE. O objetivo era apresentar as propostas da SEE para um novo modelo de avaliação. As complicações que o tema implica foram cuidadosamente abordadas na matéria e tiveram interessantes desdobramentos nas respostas dos professores no Discutindo, que nos forneceu detalhes mais sutis da complexa tarefa de avaliar. A discussão já dura um ano e continuamos a receber mensagens dos professores com opiniões e sugestões que apontam caminhos para uma compreensão mais abrangente do problema. O que parece estar se transformando é a consciência de que a avaliação deve ser instrumento de promoção do processo de aprendizagem e não de punição do aluno, afinal, conforme nos disse Alba Cruz, não basta colocar uma nova lei no papel para que as coisas mudem.
Continuar lendo...
Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/comentadas/0048.html

Discussão.6
Sobre a suspensão da exigência de formação superior para professores das primeiras séries

Apresentação
          No início de agosto passado, o Portal da Educação Pública noticiou a decisão do MEC de suspender a exigência de formação superior para professores do ensino infantil e das primeiras séries do ensino fundamental. A iniciativa do Ministério representa um avanço ou um retrocesso? Pela importância do tema, que gerou polêmica até mesmo em nossa equipe, consideramos que ele deveria ser levado para o nosso fórum Discutindo, onde poderíamos ouvir o que pensam e aprender com os maiores interessados no assunto, os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Todos os Direitos Reservados a Osvaldo PatoRôco © 2012 - E-mail: blogdopatoroco@gmail.com