.

..::..  Deodoro da Fonseca  ..::..



Com a queda da monarquia em 1889, o Marechal Manoel Deodoro da Fonseca tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Nasceu em Alagoas, no atual município de Marechal Deodoro, em 5 de agosto de 1827 e foi militar diplomado pela Academia Militar do Rio de Janeiro.

Militar e estadista, combateu na Revolução Praieira em Pernambuco, na luta contra Aguirre, no Uruguai e na Guerra do Paraguai. Atingiu todos os postos da carreira militar, até Marechal de Campo, condecorado várias vezes pela bravura em combate.
 
A guerra foi a porta de entrada de alguns oficiais à vida política, e Marechal Deodoro como bravo combatente, foi reconhecido pela figura do líder que, apesar de ter ligações pessoais com D. Pedro II e de ser conservador, discordava em alguns aspectos de seu governo. Após ser punido por desobediência, Deodoro liderou um motim que culminou com a abdicação do imperador e a criação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889. Foi o presidente provisório até fevereiro 1891; a partir dessa data, assumiu o governo como presidente eleito pela Assembléia Constituinte.

Durante seu mandato, conseguiu progressos importantes para o desenvolvimento do País. Entre eles o reconhecimento oficial da República internacionalmente, separou a Igreja do Estado e aprovou uma nova Constituição garantindo a autonomia dos estados.
 
Porém, sua inexperiência em administrar democraticamente o País, o levou a uma sucessão de problemas governamentais. Dissolveu o Congresso, enfrentou as divergências do exército, a crise entre os poderes executivo e legislativo e a revolta da Marinha; a possibilidade de uma guerra civil fez Marechal Deodoro recuar, renunciando em 23 de novembro do mesmo ano que assumiu, ao cargo de presidente.

Faleceu em 1892, nove meses depois que se afastou da presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Todos os Direitos Reservados a Osvaldo PatoRôco © 2012 - E-mail: blogdopatoroco@gmail.com