.

Plantar uma Árvore


Serviço
Plantas Tóxicas
Como plantar árvores
Como Recuperar mata ciliar
Leis de Proteção Ambiental
Arvores Nativas do Brasil
Lista de Arvores diversas
Plantas Medicinais
Agricultura orgânica
Biomas do Brasil
Classificação Ecológica
Ecossistemas Brasileiros
Historia do Naturismo
Leis Ambientais
Lista de Rios do Brasil
Mata Ciliar
Novas Leis Ambientais
Reciclagem de Lixo
Órgãos Governamentais
Galápagos
Engenharia Ambiental
Plantas medicinais
O que é Hidroponia
Planeta das Águas
Serra da Capivara
Sítios Arqueológicos
Os Índios
Erosão Eólica
Soja Trangênica
Solo
Novas espécie encontradas
Uma Viagem a África
Tsunami

Estados do Brasil
Siglas
AcreAC
AlagoasAL
AmapáAP
AmazonasAM
BahiaBA
CearáCE
Distrito FederalDF
Espírito SantoES
GoiásGO
Mato Grosso do SulMS
Mato GrossoMT
MaranhãoMA
Minas GeraisMG
ParaíbaPB
ParáPA
ParanáPR
PernambucoPE
PiauíPI
Rio De JaneiroRJ
Rio Grande do NorteRN
Rio Grande do SulRS
RondôniaRO
RoraimaRR
São PauloSP
Santa CatarinaSC
SergipeSE
TocantinsTO
Serviço
Árvore
Bolsa de valores Dólar Euros
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Globalização
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio ambiente
Mulher
Musicas
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Política
Olimpíadas
Sexo
Sites
Truques do amor
Vídeos
Nossa Historia
Noticias
Noticias Gerais
Aquecimento global
Ciência
Cidades
Cotidiano
Destaque
Dinossauros
Educação
Esportes
Especial
Economia
Internet
Mundo
Política
Meio Ambiente
Saúde
Tecnologia
Turismo
Vida Animal
Meio Ambiente
Declaração do Ambiente
Aquíferos
Água o liquido precioso
Anfíbios
Arvores
Animais Pré-histórico
Animais em extinção
Aves
Baleias  ancestrais
Cães
Celenterados ou Cnidários
Cobras
Crustáceos
Equinodermos
Gatos
Grandes Felinos
Insetos
Macacos
Mamíferos em geral
Moluscos
Oceanos e Rios
Peixes água doce
Peixes água salgada
Poríferos
Protozoários
Répteis em geral
Tartarugas
Vídeos de Animais
Donativos voluntários


Por que plantar uma árvore?
As árvores podem promover diversos benefícios nas áreas urbanas, como:
Regularidade do clima redução da poluição atmosférica melhoria do ciclo hidrológico (melhor regularidade de chuvas) redução da velocidade dos ventos melhoria das condições do solo urbano aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins valorização dos imóveis embelezamento das cidades as árvores nas cidades são habitat para inúmeras espécies de aves.
Previna sua arvore de adoecer
Há diversas possíveis causas. As mudas podem sair do viveiro com algum problema O solo pode ser muito fraco ou compactado A área sem calçamento ao redor do tronco pode não ser suficiente para a entrada de água e nutrientes As árvores podem adoecer, caso sejam feitas práticas de poda inadequadas
As árvores no ambiente urbano normalmente apresentam sintomas de estresse, ficam debilitadas e são atrativos para o ataque de fungos ou insetos
Diga "Não" a mutilação de árvores.
Árvores na zona urbana e poda é uma relação tão arraigada na mente das pessoas, que muitas vezes se cometem graves erros sob a ilusão de estar realizando a prática mais acertada. A poda de árvores é uma agressão a um organismo vivo - a árvore - que possui estrutura e funções bem definidas e alguns mecanismos e processos de defesa contra seus inimigos naturais. Contra a poda e suas consequências danosas não existe defesa, a não ser a tentativa de recompor a estrutura original, definida geneticamente.
Você sabe quantos anos vive uma arvore?
 As árvores sempre exerceram um fascínio sobre o homem. Prova disso é a constante presença destes seres vivos em lendas e tradições existentes pelo mundo. A razão de tanto fascínio talvez explique-se em sua longevidade, que em alguns casos pode chegar a 4000 anos. Outro motivo para tanto fascínio seria
pelas dimensões a que estas podem chegar.A datação do jequitibá-rosa de Vassununga foi feita dentro da metodologia científica pelo biólogo Manuel de Godoy, que vive em Pirassununga e organiza excursões para a árvore desde os 16 anos. Suas medições, que começaram em 1970, duraram 18 anos. Ele contou os anéis de três troncos de jequitibás mortos e mediu seus diâmetros. Pôs os dados no computador e, comparando com o diâmetro do jequitibá, chegou à estimativa de 3.020 anos.
Hoje, entretanto, pesquisadores como a bióloga Giselda Durigan, do Instituto Florestal, discordam da idade da árvore: "O jequitibá não precisa de 3 mil anos para ficar daquele tamanho", diz. Há quem diga que ele deve ter uns 700 anos. "O clima tropical faz as árvores crescerem e morrerem rápido. Em Assis temos um jequitibá plantado há 30 anos com quase 80 centímetros de tronco.
Até agora ninguém sabe ao certo, quantos milhares de anos pode viver uma arvore

Como cuidar da arvore se ela sofrer ferimentos a machado ou serra elétrica
É importante tratar o local do corte com substâncias que impedem a ação de organismos nocivos (pragas e fungos) à planta, principalmente nos casos onde os ramos são grossos. As mais utilizadas são: calda bordalesa, mastique, cera de enxerto e pastas fungicidas.o processo de cicatrização pode ocorrer de maneira natural mas isto dependerá da saúde da arvore e o tipo do ataque que vai receber se puder ajudá-la terá a certeza de sua recuperação.
Curiosidades científicas:
A sementes de gonçalo-alves, um arbusto do cerrado, germinaram mais rápido no espaço do que as que brotaram aqui na Terra. A conclusão é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), após receber o material levado para o espaço pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes. Natural de Bauru-SP.


























































































Palmeiras ameaçadas de Extinção



Cerca de 11 espécies de palmeiras correm sério risco de extinção e duas já podem ser consideradas extintas do território brasileiro. Uma delas,Trithrinax schyzophylla, ainda pode ser encontrada em estado nativo no território paraguaio. A outra,Butia leptospatha, não teve a mesma sorte. Coletada uma única vez no Brasil em 1936 e descrita em 1940, nunca mais foi encontrada em seu habitat natural no sul do Mato Grosso do Sul, uma vez que toda a vegetação do cerrado onde ela ocorria foi virtualmente varrida da região. Não há registro da existência de nenhum exemplar cultivado desta espécie em qualquer parte do mundo.

Um cipreste mexicano, por exemplo, possui um tronco com 58 metros de circunferência. Uma outra árvore, desta vez uma sequóia, conhecida como General Sherman, encontrada em um

 parque nacional americano, possui 83 metros de altura, sendo considerada a maior conífera do planeta.

O grande jequitibá em Ribeirão Preto











Pedimos sua atenção por favor abaixo:


Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://www.sfbbrasil.org







  



Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")
Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu disporSeja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Todos os Direitos Reservados a Osvaldo PatoRôco © 2012 - E-mail: blogdopatoroco@gmail.com