.

Massagueira


O povoado de Massagueira, distante 15 quilômetros de Maceió, é um dos lugares mais famosos quando se refere à culinária típica de Alagoas. Situado à margem da Lagoa Manguaba, o lugar pode ser comparado a um oásis gastronômico. É nesta parte do município de Marechal Deodoro onde se encontra uma variedade imensa de frutos do mar e da lagoa, além de deliciosos doces e bolos feitos artesanalmente.

O território hoje ocupado por Massagueira foi, em 1611 doado a João Esteves, em troca da construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O topônimo Massagueira deriva de um engenho de açúcar, do mesmo nome.

Hoje, a pequena vila é habitada, sobretudo, por pescadores que tiram, diariamente, o sustendo das águas da Lagoa Manguaba. São caranguejos, siris, massunins, camarões, sururus e peixes que vendidos aos restaurantes estabelecidos na localidade, transformam-se nos mais apetitosos pratos.

E, para além das iguarias servidas nos restaurantes, são facilmente encontrados em Massagueira saborosos doces e bolos feitos à base de frutas regionais. Exemplos de encher a boca d’água são as cocadas, os suspiros, os bolos de mandioca e broas de coco. Estas guloseimas estão expostas na estrada de acesso ao povoado e fazem companhia a outras barracas que vendem frutas frescas, de encher os olhos e alimentar o desejo de saboreá-los.

Massagueira é, sem dúvida, um verdadeiro paraíso às margens da lagoa Manguaba. Um lugar onde a tradição da cozinha alagoana encontra-se com a beleza natural da região. Um povoado tranqüilo, onde o meio ambiente é preservado. O visitante pode ainda desfrutar de bons momentos na Praia do Saco, uma reserva ecológica que forma uma piscina natural, própria para o banho e para o mergulho.

Para chegar a Massagueira, deve-se pegar a Rodovia AL – 101 Sul, atravessando a Ilha de Santa Rita. Há ônibus diariamente saindo da Praça da Faculdade, no Prado. Ou, para os que preferem os transportes alternativos, as lotações saem constantemente da Avenida Duque de Caxias, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Todos os Direitos Reservados a Osvaldo PatoRôco © 2012 - E-mail: blogdopatoroco@gmail.com