Folclore:
mais uma das manifestações populares preservadas em Marechal Deodoro
As tradições populares são bastante cultuadas no município de Marechal Deodoro. Os folguedos, as bandas de pífanos e filarmônicas, a literatura de cordel, entre outros, dão vida renovada aos costumes seculares e têm a continuidade garantida pelas gerações mais novas.
Dentre os folguedos mais representados, destacam-se o pastoril, o guerreiro, as quadrilhas, as cavalhadas, o boi de carnaval, os bonecos de carnaval, o coco-de-roda, o toré, a chegança e as baianas. Este último merece destaque por ser composto por senhoras da terceira idade que esbanjam saúde e vitalidade nos ensaios semanais. Além disso, elas se organizam para confeccionar as roupas usadas nos espetáculos e fazer outros trabalhos manuais que, vendidos, geram receita em prol da associação da qual fazem parte.
Marechal é também uma cidade extremamente musical; são gerações de músicos que levam à frente a veia musical existente nos moradores. É raro encontrar uma família deodorense que não tenha pelo menos um membro envolvido com a música. Os folguedos mais expressivos ocorrem normalmente nas festas populares como o Carnaval, São João e Natal.
Grupos vestidos com roupas especiais se manifestam cantando a representação de um drama e, ao mesmo tempo, dançando. Em suas manifestações registram-se claramente, a poesia popular, o artesanato, a dança, as alegrias e a música, caracterizadamente de domínio público.
Guerreiro
Esse folguedo é representado em Marechal Deodoro por um grupo infantil. Entre as personagens destacam-se: o rei, a rainha, mestre, contra-mestre, palhaços, entre outros. Suas roupas são multicoloridas, mas são os chapéus espelhados e cheios de fitas coloridas que representam a beleza e a riqueza dos trajes.
Toré
Inspirado em dança indígena, o toré apresenta indumentária em palha de coqueiro, com dançarinos enfeitados com diferentes colares.Normalmente as apresentações desse folguedo em Marechal Deodoro são feitas por crianças e, em seus singelos cânticos, pode-se conferir nas letras a identificação dos valores da cultura indígena aos valores da religião do homem branco. As apresentações ainda trazem instrumentos musicais, armas, arco e flecha.
Boi de Carnaval
A brincadeira de boi de carnaval é muito apreciada pelos deodorenses. O folguedo é composto simplesmente por um condutor e pelo boi, formado por uma armação de madeira e recoberto com tecido estampado e multicolorido. Os dois desfilam pelas ruas da cidade acompanhados de um grupo, em busca de dinheiro ou bebida.
Pastoril
Considerado um dos folguedos mais populares de Alagoas, o Pastoril é muito apresentado no período natalino. É formado por cantigas e danças religiosas, alusivas ao nascimento de Cristo. As dançarinas são chamadas de pastoras e dividem-se em dois cordões: o azul e o encarnado. São separadas pela Diana, que veste uma roupa metade azul e metade encarnada. O cordão encarnado é puxado pela Mestra, o cordão azul, pela Contra-Mestra, que tocam pandeiro e maracás.
Todo o ritmo é acompanhado por uma orquestra de pistão, trombone, clarinete, bombardino e bombo. A festa pede sempre a interatividade do público, que escolhe um dos dois cordões como o preferido.
Baianas
As baianas são grupos formados por figurantes femininos, vestidos tradicionalmente, que cantam e dançam ao som de instrumentos de percussão como o bumbo, o tambor e ganzá, com marcação feita por um apito que é usado pela mestra. Dança de enredo indeterminado, seus temas são circunstanciais e líricos.Em Marechal Deodoro a alegria e descontração do folguedo têm como integrantes as mulheres da terceira idade.
Quadrilhas
É a dança mais popular da região Nordeste. Todo o mês de junho se transforma num verdadeiro arraial, onde dançarinos se vestem de “matutos”, com roupas de chitas coloridas e remendadas. As mulheres com seus laços de fitas nos cabelos e os homens com chapéus de palha, animam as noites juninas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário